terça-feira, 12 de maio de 2015

A dieta do cérebro:

Existem dietas para tudo e mais alguma coisa: dietas para o corpo, para cabelos brilhantes e sedosos, para o rosto, e pelos vistos também para a caxola:) não é que, ao comermos determinados alimentos fiquemos mais espertos, mas segundo a dieta do cérebro, a alimentação que temos está diretamente ligada ao nosso desempenho intelectual. Há alimentos que favorecem e estimulam o nosso cérebro, que passo a citar: 

" ....existem duas substâncias imprescindíveis para o funcionamento do cérebro. Uma deles é o selênio, encontrado em alimentos como o ovo, brócolo,pepino, couve, aipo, alho, cebola, nos grãos de maneira geral, peixes de água fria e nos crustáceos. Ele atua como um varredor dos radicais livres, substâncias derivadas do oxigênio, que podem ser consumidos (principalmente nas frituras e doces) ou produzidos pelo nosso corpo. Os radicais livres são necessários ao organismo, mas, em excesso, contribuem para o envelhecimento dos neurônios, prejudica a rapidez de raciocínio e pode aumentar os lapsos de memória. A outra substância é a vitamina E, encontrada no gérmen de trigo, feijão, abacate, damasco, nozes, aveia, amendoim e amêndoas. Assim como o selênio, ela possui ação antioxidante, isto é, retira o excesso de radicais livres do organismo. Além disso, ajuda o nosso corpo a responder bem em sinais de estresse e também a sintetizar e absorver as outras vitaminas que consumimos. Combinada com a vitamina C (acerola, goiaba, salsa, brócolis, couve, laranja, limão,) e com o betacaroteno (cenoura, abóbora, beterraba) a vitamina E tem uma atuação mais eficaz. 


Vitamina cerebral

Porém, o mais importante da vitamina C é que ela faz parte da membrana cerebral e é responsável por ajudar a transmitir os impulsos nervosos. Composta de lipídios, esta membrana, precisa estar fluida para que esta transmissão seja feita da melhor forma. Com uma alimentação rica em gorduras animais, a membrana endurece e o cérebro tem mais dificuldade de transmitir as informações. 

O médico Luiz Felipe Guimarães faz uma comparação: "A gordura que encontramos nas carnes está na forma sólida. Quando ingerimos este tipo de gordura, ela tende a ficar da mesma forma em nosso corpo - tanto nas paredes vasculares, quanto no nosso cérebro. Com isso, a membrana endurece. O ideal é consumir as gorduras vegetais, que são líquidas e facilita a fluidez da membrana. Mas, como qualquer gordura, é necessário moderação", orienta. Portanto, aquele alerta já conhecido nas dietas estéticas vale para a dieta do cérebro. Nada de excesso de gorduras animais, açúcar, frituras e carboidratos, pois estes alimentos se transformam em gorduras maléficas ao corpo."

No fundo sabemos que devemos comer mais á base de legumes, frutas, ovos, frutos secos, etc..... Só q mas x, o q acontece é tb abusarmos nos açúcares, que fazem mal... Devemos evitar, mas n é fácil... Pelo menos p mim:(


Sem comentários:

Enviar um comentário