segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Hunza, o povo que não envelhece

Vcs lembram-se das "aventuras de Astérix" e Obélix, que viviam numa aldeia gaulesa, que os Romanos insistiam em tentar invadir e conquistar, mas nunca conseguiam? Eu simplesmente tinha a coleção toda, e devorava esses livros.. Adorava toda a história, o facto de os gauleses terem uma poção mágica que os tornava mt fortes, a "carga de lenha" que davam aos romanos que insistiam em tentar conquistar aquele território,o simples facto de o Obélix ter caído num caldeirão de poção mágica qd era pequeno, etc etc... Agora emocionei-me, e dispersei do assunto principal, porque queria fazer a analogia com os Hunza, um povo que vive nas montanhas dos Himalaias, num vale que se situa entre Índia e Paquistão.
Eles não têm uma
Poção mágica que os torna mais fortes, mas vivem numa
Aldeia isolada de tudo, e resistem aos sinais do tempo, vivem até mt mais idade que nós, e com qualidade, e saúde.
O que chamou atenção deste povo, foi a sua simpatia, descontração, felicidade..
Mas também o facto de viverem até aos 120 anos, a parecer que têm paí 60, e com saúde. E agora, passo a citar:

"De acordo com o médico escocês, Dr. Mac Carrisson, que descobriu essa galera por curiosidade, o segredo da saúde em Hunza está na alimentação de seu povo, sempre a base de cereais integrais, frutas (principalmente o Damasco, considerado sagrado na região), verduras, castanhas, queijo de ovelha e o inusitado pão de Hunza, sempre respeitando uma restrição calórica de 30%.

O pão de Hunza

Porém, com uma diferença: tudo 100% orgânico, sem vitaminas sintéticas (produzidas em laboratórios), assim como os agrotóxicos e adubos químicos, que são extremamente comuns em boa parte do globo e acabam matando o organismo humano ao longo de uma média de 75 anos, o que explica o crescente número de casos de câncer e AVC no planeta.

Além disso, os Hunza só tomam duas refeições por dia, sendo que a primeira acontece só ao meio-dia. Ou seja, eles passam boas horas em jejum, mas nunca parados, agindo como sedentários, e sim com diversas atividades físicas. A carne não é totalmente cortada na dieta, mas é comida apenas em ocasiões especiais, e sempre em pequenas quantidades."


Portanto, conclusão:

Só viveremos com qualidade, se nos afastarmos da civilização ( poluição, radiações, comida sintética)... Dá que pensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário