quarta-feira, 14 de abril de 2010

A arte do Bocejo

Ultimamente tenho bocejado constantemente! Não sei se é cansaço, ou vício mesmo. Várias pessoas me disseram que o bocejo è contagioso. Se bocejarem perto de nós, é quase certo que iremos bocejar dentro de instantes. Curioso, não???

Resolvi pesquisar sobre o bocejo, e aqui ficam as 3 teorias mais comuns acerca desse tema:


Teoria física - Os nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono. Esta teoria ajuda a explicar o motivo de bocejarmos quando estamos em grupos. Grupos grandes de pessoas produzem mais dióxido de carbono, o que significa que nossos corpos criam o bocejo para conseguir mais oxigênio e se livrar do excesso de dióxido de carbono. No entanto, se nossos corpos nos fazem bocejar para obter o oxigênio de que precisamos, por que não bocejamos durante os exercícios?

Teoria da evolução - há quem ache que o bocejo começou com nossos ancestrais, que costumavam bocejar para mostrar seus dentes e intimidar os outros. Um desdobramento dessa teoria é a idéia de que o acto de bocejar se desenvolveu nos primeiros homens como um sinal para que mudassem o que estavam fazendo.

Teoria do tédio - o dicionário diz que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência. Embora tenhamos a tendência de bocejar quando estamos entediados ou cansados, esta teoria não explica o motivo pelo qual os atletas bocejam antes de uma competição. Não parece provável que eles fiquem entediados com o mundo inteiro os assistindo.

Não sei qual das teorias é a correcta, se é que é alguma, mas o que è certo, è que me sabe muito bem bocejar!!!! VIVA O BOCEJO!!!:) :)

Sem comentários:

Enviar um comentário