quinta-feira, 29 de outubro de 2015

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

HIP-HOP


O post de hoje é totalmente dedicado a uma cultura com a qual me identifico (mais na vertente musical, e DJeing,). Pesquisei em vários sites, já que não me interessa escrever aqui testamentos acerca desta vertente musical, quis apenas aprofundar mais aquilo que já sei sobre esta cultura.
Num site que encontrei, estava bem descrito, e de forma muito sucinta, o "nascimento" do HIP-HOP, pelo que resolvi RE-postar aqui:
"O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx.

Na altura, o DJ Afrika Bambaataa foi considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.
Em 1973, fundou a Zulu Nation, uma organização com objectivos de auto-afirmação que promovia o combate através das quatro vertentes do hip-hop e que invocava “Paz, União e Diversão”. Esse dia (12 de Novembro) é, até hoje, celebrado como sendo o dia do nascimento do hip-hop.
Bambaataa definiu os pilares da cultura hip-hop como sendo quatro: o MCing, o DJing, o B-boying e o Graffiti Writing.
Afrika Bambaataa, o criador do Hip-Hop
As quatro vertentes do hip-hop ficaram assim estabelecidas como uma forma alternativa para um mundo estruturado, onde cada pessoa poderia representar um papel específico. A filosofia subjacente a este movimento cultural era a de existirem disputas com base na criatividade e não com recurso à violência e às armas.
A zona do Bronx era carenciada a todos os níveis, por isso os jovens passavam a maioria do tempo no único espaço de lazer existente, as ruas. Foi portanto neste contexto social que sugiram as diversas formas de exprimir a arte do hip-hop na rua.
A sua popularidade cresceu, principalmente na primeira metade da década de 2000, permanecendo até hoje como uma das culturas altamente influentes na sociedade, chegando mesmo a criar um estilo próprio de dança e de roupa, pelo que o hip-hop alcançou o estatuto de ser uma filosofia de vida para muitas pessoas."
Para além do que foi escrito neste post, ha muito mais a dizer de AFRICA BAMBAATAA:
Foi com ele que surgiu o nome HIP-HOP ( que significa "abanar o quadril");
Fazia parte de um Gang, os "Black spades", mas rapidamente se apercebeu de que a violencia não era resposta, pelo que criou este movimento, baseado no combate, através da criatividade, fosse pela dança, graffiti, ou música...não na violência física.
Como podem ver, hoje em dia nem tanto, mas há não muito tempo atrás, associava-se o HIP-HOP a vagabundos, presidiários, mandriões, escumalha...quando na verdade, foi uma cultura que surgiu precisamente em contraposição á violência dos bairros Nova Iorquinos, como uma alternativa, um escape...havia a vertente do combate, mas através da palavra, da dança, do BREAK DANCE, das BATTLES de DJS, ......
Portanto, para todos os que ainda pensam dessa forma, "por favor poupem comentários ignorantes...tirem dúvidas, se vão falar é melhor pensar antes"!





domingo, 18 de outubro de 2015

Aniversario GERÓSIA

Ontem tive o aniversário de uma grande amiga, a SOFIA. Jantamos por Braga. Não conhecia a maior parte dos amigos dela, embora já me tivesse falado de quase todos. Estive algum tempo a falar com uma amiga dela que conheci ontem, e gostei mt dela. Não é q eu seja um bicho de buraco, e até me considero sociável, mas não me costuma acontecer muitas vezes, falar logo muito com alguém e de coisas até muito pessoais com gente que conheço mal, ou que estou a acabar de conhecer.. Aconteceu com a XANA...não sei explicar bem, mas gostei das boas vibrações que me transmitiu. 
De resto, jantamos bem, e estava tudo muito bem disposto.







segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ovo de 3 minutos

Não sei se vcs comiam os ovos de 3 minutos, mas eu comia, e adorava. Basicamente, 1 ou 2 vezes por semana a minha mãe fazia a mim e ao meu irmão um ovo de 3 minutos, que consistia simplesmente em cozer o ovo durante 3 minutos ( após a água estar a ferver) de modo a que o ovo ficasse com a clara cozida, e a gema líquida. Depois colocávamos o ovo numa chávena de café, e apenas tirávamos a casca da
Parte de cima. Tirava a "tampa" que é a clara em cima de forma a fazer um buraquinho. Deitava lhe um bocado de açúcar na gema derretida, e maravilhava me com o sabor. Simples, e muito bom... Claro q eu sou suspeita, já que adoro ovos de todas as maneiras, m d qq forma fica a dica;)