quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dear stress: Let´s break up!!!!

Impressionante.....há alturas em que as costas doem, e não sabes bem porquê...chegas a casa e disparatas com as pessoas de quem mais gostas, e que no fundo sabes que também gostam mt de ti, para te aturarem assim como és...!
Sentes-te tenso/a sem motivo aparente...qualquer coisa te irrita....tens responsabilidades, uma casa para cuidar ( e pagar), as plantinhas que precisam ser regadas, os cãezinhos que fazem asneiras, e tens de os ensinar a comportar-se, tens de os levar á rua a passear mas não estás com paciência porque depois de um dia de cão, não te apetece passear os cães...sonhas sim,com o alapanço no sofá....mas não podes porque tens de pôr a roupa a lavar, e estender, fazer compras no supermercado para a semana...e tudo isto enquanto te lembras que precisas de encomendar mais lentes de contacto, e marcar aquela consulta que já estás para marcar ao tempo mas estás sempre a adiar...
pensas no que tens de fazer no trabalho, no que ficou por fazer em casa.......chegas a stressar com as migalhas que ficaram em cima da banca da cozinha quando de manhã, em 2 minutos fizeste o pequeno almoço á pressa, ainda com um olho aberto, e outro fechado, pq na noite anterior te deitáste tarde, porque não conseguiste adormecer com mil e uma coisas na cabeça.....
Chegas a pensar que estás a ficar paranóica/o com a organização q queres impôr na tua vida, e não consegues, porque é impossível, e até ridicula essa tentativa...
no fundo há, e há-de sempre haver muita coisa á tua volta a acontecer ao mesmo tempo....há que saber lidar com isso sem stressar muito.....por muito que queiramos, não conseguimos controlar tudo....e nem tudo precisa de ser controlado....
Sem contares, um amigo com quem não estás há muito aparece, combinas um café de fim de tarde no café onde costumam ir....aparece outro amigo, dão duas de treta, falam sobre tudo e nada, descomprimem enquanto bebem uns finos....ris-te, pensas que tens de fazer isso mais vezes, e que isso te faz bem.....chegas a casa e pensas,.....Lau, aproveita a vida, não stresses com essas coisinhas...fossem esses os dramas que nos rodeiam...e é quando chegas ao quarto e te apercebes que afinal não estás assim tão paranóica/o com a organização....tens aquela pirâmide de roupa em cima da cadeira desde o início da semana, e isso não te fez assim tanta confusão, porque ainda lá está! É aí que te apercebes que ainda és a Lau do costume, esboças aquele sorriso, e dormes mais descansada!
That´s me!



Throwback: Anos 90 ( os meus preferidos)

 
Quem me conhece bem, sabe que sempre tive aquele fascínio pelos anos 90. Não só em termos de moda, época bem marcada pelo urban streetwear, mas essencialmente em termos musicais. Foi uma década marcada sobretudo pelo GRUNGE, mas também HIP-HOP. Eu pessoalmente adoro os dois estilos, fui mt influenciada nessa altura pelo Grunge (o meu irmão ouvia mt NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS, STONE TEMPLE PILOTS). Mais tarde, já em finais de 90´s, a MTV deu-me a conhecer SALT N´PEPPA, A TRIBE CALLED QUEST, DE LA SOUL, BUSTA RHYMES, B.I.G, JAY DEE e por aí;

Foi a época dos clubes, dos DJ´S, do scratch, das camisas xadrez ( que eu adoro), da música eletrónica, e do Ecstasy.
Cresceu a indústria das mamas de cilicone, cresceram as preocupações ambientais, mas também o consumismo.
Foram os anos dourados de Gianni Versace cujas criações são simplesmente espetaculares. Surgiu uma mistura de tendências, o estilo retro, mas ao mesmo tempo surgiam estilos bastante vanguardistas. Foram os anos das TOP MODELS, mas também os anos da magreza excessiva das modelos. ( eu nessa altura, e se tivesse altura, podia bem ter sido modelo.....seca era, até demais).
Foi a época de "BEVERLY HILLS", dos 1ºs telemóveis, e das sapatilhas de plataforma ( estilo dragqueen, que agora estão aí em força, e que por acaso eu não gosto, e nc usei, m acho uma certa piada, porque me faz voltar aos tempos da secundária, em que se via muito disso).
Foram os anos do "logo fever" - usava se o logo da marca estampada nas roupas....
Foram os anos da minha adolescência, bons anos!
Neste momento estamos mais na era dos SMARTPHONES & STUPID PEOPLE!















segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Hunza, o povo que não envelhece

Vcs lembram-se das "aventuras de Astérix" e Obélix, que viviam numa aldeia gaulesa, que os Romanos insistiam em tentar invadir e conquistar, mas nunca conseguiam? Eu simplesmente tinha a coleção toda, e devorava esses livros.. Adorava toda a história, o facto de os gauleses terem uma poção mágica que os tornava mt fortes, a "carga de lenha" que davam aos romanos que insistiam em tentar conquistar aquele território,o simples facto de o Obélix ter caído num caldeirão de poção mágica qd era pequeno, etc etc... Agora emocionei-me, e dispersei do assunto principal, porque queria fazer a analogia com os Hunza, um povo que vive nas montanhas dos Himalaias, num vale que se situa entre Índia e Paquistão.
Eles não têm uma
Poção mágica que os torna mais fortes, mas vivem numa
Aldeia isolada de tudo, e resistem aos sinais do tempo, vivem até mt mais idade que nós, e com qualidade, e saúde.
O que chamou atenção deste povo, foi a sua simpatia, descontração, felicidade..
Mas também o facto de viverem até aos 120 anos, a parecer que têm paí 60, e com saúde. E agora, passo a citar:

"De acordo com o médico escocês, Dr. Mac Carrisson, que descobriu essa galera por curiosidade, o segredo da saúde em Hunza está na alimentação de seu povo, sempre a base de cereais integrais, frutas (principalmente o Damasco, considerado sagrado na região), verduras, castanhas, queijo de ovelha e o inusitado pão de Hunza, sempre respeitando uma restrição calórica de 30%.

O pão de Hunza

Porém, com uma diferença: tudo 100% orgânico, sem vitaminas sintéticas (produzidas em laboratórios), assim como os agrotóxicos e adubos químicos, que são extremamente comuns em boa parte do globo e acabam matando o organismo humano ao longo de uma média de 75 anos, o que explica o crescente número de casos de câncer e AVC no planeta.

Além disso, os Hunza só tomam duas refeições por dia, sendo que a primeira acontece só ao meio-dia. Ou seja, eles passam boas horas em jejum, mas nunca parados, agindo como sedentários, e sim com diversas atividades físicas. A carne não é totalmente cortada na dieta, mas é comida apenas em ocasiões especiais, e sempre em pequenas quantidades."


Portanto, conclusão:

Só viveremos com qualidade, se nos afastarmos da civilização ( poluição, radiações, comida sintética)... Dá que pensar!